segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Dica de Leitura: Harry Potter e a Criança Amaldiçoada

Hoje pedi licença ao acervo e a nossa mediadora Nagy, para trazer uma indicação muito especial.
Saiu no último dia 31, em pleno dia das bruxas, a tradução do mais novo livro de J.K. Rowling, não pude deixar de ler. =)

https://filmaiada.files.wordpress.com/2016/08/logo-de-cursed-child-em-portuguc3aas.png?w=1920&h=768&crop=1
O livro difere dos demais, não é escrito em prosa, mas é um script de peça, adaptado de um conto de J.K. Perdemos um pouco as descrições fantásticas que muito de nós estávamos acostumados, mas, semelhante aos demais livros da saga, encontramos um mundo mágico, repleto de tramas, suspense e afetividade. É um livro delicioso de se ler, as cenas que mudam num piscar de olhos, como num grande caleidoscópio de script, são facilmente criadas e completadas por nossa imaginação. As motivações, crenças e sentimentos dos personagens rapidamente nos chegam pela voz do diretor. Podemos não ter a Broadway, mas temos nossa criatividade para compor cada personagem e cada cenário.

O tema do livro gira em torno de uma amizade muito especial entre Alvo Potter e Scorpio Malfoy (isto mesmo! Um Potter e um Malfoy juntos!). É essa amizade que vai protegê-los de muita confusão e da solidão típica do adolescente.

http://baconside.com.br/wp-content/uploads/2016/08/HP_9-495x330.jpg
O ponto do drama é motivado a partir de um conflito entre pai (nosso herói já conhecido Harry) e filho. A relação dos dois, marcada pelo silêncio, distanciamento e cobranças, e é isso que motiva Alvo a corrigir os erros do pai, e com isso, criar muita confusão no mundo bruxo. É neste livro que o heroísmo dos personagens que já nos são conhecidos (Harry, Rony, Hermione) se encontram com seus medos e anseios próprios da parentalidade.

Por que a cicatriz de Harry voltou a doer? Como ser um bom pai sem ter tido pai? Como conciliar uma carreira no ministério da magia e o papel de mãe? Como manter a relação com o filho após a perda da esposa? Como admitir os erros do passado e fazer novas alianças? Como manter uma amizade que não é aprovada pelos pais? Como proteger os filhos dos perigos, da dor e das más escolhas? Como lidar com a sombra a fama que os pais nos deixam de herança? E por fim, será que o mundo está realmente a salvo da influência de Você-sabe-quem?

Talvez os conflitos e os desafios de um bruxo não estejam tão distantes daqueles que os trouxas, os não dotados de magia, têm que enfrentar. Convidamos aos nossos leitores a dar uma rodada neste vira-tempo e revisitar o mundo bruxo.

http://img04.deviantart.net/f6d1/i/2012/025/2/c/time_turner_1_by_jamieg09-d4ne7ba.jpg
Escrito por: Júlia Gisler


Ficha técnica:
Harry Potter e a criança amaldiçoada
Autores: J.K. Rowling, John Tiffany e Jack Thorne 
Editora: Rocco
Ano de Edição 2016.

Nenhum comentário: