segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Contação final


Estimados leitores,

Essas semanas últimas estive de viagem por bandas marítimas, precisamente no Rio de Janeiro, e por isso não consegui postar mais cedo aqui. Inobstante, antes de partir rumo cidade maravilhosa, tive meu último encontro literário com as crianças da escola classe 415N e terminamos juntos a leitura do livro “Diário de uma Banana”, de Jeff Kinney.

Como de costume, me reuni com os três grupos  e, um de cada vez, compartilhamos as derradeiras aventuras  abananadas de Greg Heffley, pelo menos até seu próximo semestre letivo . Para o meu espanto, alguns dos infantes  sabiam o final da história, posto que haviam espiado o final do livro na semana em que visitaram a 30.a edição da Feira do Livro de Brasília.  Relataram-me depois que lá haviam visto não apenas o livro que estávamos lendo mas também  outros lançados posteriormente pelo autor e que fazem parte da mesma coleção – um deles vem até com um diário em branco, para ser preenchido com anotações próprias!

De todo jeito, tudo fluiu esplendidamente, tendo finalizado de um modo geral até antes da hora prevista, oportunidade que tivemos para nos conhecermos um pouco melhor. Em seguida, me despedi deles e da professora tirando uma foto de todos unidos em frente ao nosso mural, onde após algumas várias tentativas conseguimos nos organizar precariamente e posar para a dita cuja.  A agitação era proporcional ao número de crianças, motivo pelo qual acredito que nenhuma foto (tirada por um menino de outra turma) tenha ficado realmente boa, e fato é que não houve uma em que estivéssemos todos “de acordo” – com o semblante à mostra, com os olhos abertos, sem chifres.

Ainda que turbulenta, a situação toda foi muito divertida, como penso também ter sido a nossa relação. Foi uma experiência da qual gostei bastante e que me surpreendeu e desafiou em vários aspectos, pois se equivoca aquele que acha ser fácil trabalhar com os pequenos. Contudo, não creio que isso seja algo ruim, já que além de uma oportunidade para exercitar a paciência (e por que não ver as coisas por esse lado?), é uma atividade deveras gratificante e de grande aprendizado mútuo, se você mantiver uma postura aberta. Janelas fechadas não deixam entrar luz... e tenho dito! 

4 comentários:

All you need is blog... disse...

Fiquei imaginando a sessão de fotos e rindo! Janelas sempre abertas em 2012!

Fernanda disse...

Oi.. sou aluna de Ciências Sociais e achei bacana a iniciativa.. Gostaria de participar do projeto.. Aguardo informações.

Fernanda disse...

Oi.. sou aluna de Ciências Sociais da Unb e achei bacana a iniciativa.. Gostaria de participar do projeto.
Quando terá reunião para integrar novos membros?

Livros Abertos: Aqui Todos Contam! disse...

Olá, Fernanda, entre em contato conosco no livrosabertos01@gmail.com que lhe daremos todas as informações necessárias. Um abraço e até breve!