sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Diário do Contador por Ana Beatriz Novelli

Olá leitores!

        Durante um mês contei a história "Os Pequenos Guardiões" de David Petersen. Quando me falavam que a gente tinha que gostar muito de um livro pra contar bem eu não acreditava, mas, depois desse livro, não tenho como negar! 
        O enredo é a clássica aventura - os heróis descobrem que alguém malvado quer destruir o reino e vão atrás do bandido para impedi-lo. O engraçado é que os heróis não são humanos, são ratinhos (e muito corajosos por sinal!). Eles vivem em um lugar protegido, como se existissem "fronteiras" onde doninhas e cobras (os predadores dos ratos) não pudessem passar. As "fronteiras" eram protegidas por um acordo entre os ratos e seus predadores e também garantida pela presença dos Guardiões, que cuidavam dos ratos. Eram uma espécie de guardas misturando com policiais. São também cheios de virtude e honra.
        Esse é um livro muito interessante, em história em quadrinhos, e por isso tive que me virar nos 30 para poder atrair a atenção de todos. Fiz várias vozes diferentes e sempre contava com emoção (por ser um livro cheio de aventuras e perigos). Uma coisa que eu observei também é que as crianças gostavam muito de escolher um personagem para si e ler em voz alta na hora em que seu personagem escolhido falasse. Às vezes eu me sentia em um ensaio para uma peça de teatro, com várias pessoas lendo seus personagens em voz alta. Isso atraiu bastante a atenção deles, mas mesmo assim sempre existem os "desertores" que prestam atenção em um segundo e no outro já estão pulando e fazendo bagunça. Com esse livro, no entanto, percebi que a porcentagem de crianças que desertava era menor. Suponho que seja por causa dos quadrinhos, cheio de imagens e de muita ação.
       Adorei a experiência de contar uma história em quadrinhos, principalmente essa que é dividida em vários capítulos, o que permite que a hora de acabar uma sessão de contação tenha menos "ahhh tia, só vamos ler mais uma página" e etc. Fica tudo bem menos traumático! 
Boas férias, pessoal!!

            Os três personagens principais - Lieam, Kenzie e Saxon

       Os três fazendo uma busca pra desvendar um desaparecimento. 

       Uma parte muito emocionante de luta conta caranguejos.

Um comentário:

Anônimo disse...

gostei mt desse livro...